.

.

Rendição Total aos Pés de Jesus - A verdadeira Evolução!



Chegai-vos a Deus e Ele se achegará a vós... (Tiago 4:8)

Deus sempre existiu e sempre foi a força motriz da criação. Foi ele quem criou os céus e a terra (Gênesis1:1). Foi Ele quem formou o homem do pó da terra com suas próprias mãos (Gênesis 2:7) e formou a mulher a partir da costela do homem (Gênesis 2:21-22).

Somos coparticipantes com Deus, não meras peças no tabuleiro. O primeiro homem e a primeira mulher foram dotados de intelecto e suficiente poder de escolha para poderem optar por um caminho contrário ao do seu próprio Criador. Seria mais lógico imaginar que Deus criasse pessoas com uma inclinação natural para aproximar-se Dele, mas o que vemos é uma humanidade que, deixada por sua própria conta, vai se afastando cada vez mais de Deus.

A atividade de Deus na esfera que nós conhecemos está na área da redenção. Deus está redimindo a humanidade. Ele não está passivo. Ele formulou um plano, mas nesta etapa da história decidiu limitar-se à cooperação com instrumentos humanos.

O principal requisito para nos tornarmos seus instrumentos é nos rendermos totalmente a Ele.

Em primeiro lugar, devemos nos render totalmente à santidade. Santidade é viver retamente de acordo com os princípios morais e éticos que Deus expôs na Bíblia. Instrumentos humanos são santificados por viverem em santidade através de Jesus Cristo.

Em segundo lugar, devemos render nossos planos a Deus. Os caminhos do mundo não são os caminhos de Deus (Isaías 55:8). O Apóstolo Paulo dá um exemplo do modo como Deus opera em 1 Coríntios 1:27, 28 - Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte.

 Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é. O entendimento do modo como Deus age nos coloca em nosso devido lugar. É por isso que a rendição é tão importante. Nós avaliamos a eficácia e o potencial por meio de padrões humanos de formação acadêmica, estilo, autoconfiança e certas habilidades. Deus está à procura de um coração totalmente entregue.

Render-se a Deus - não é um tolo impulso emocional, mas um ato inteligente e racional; a atitude mais sábia que podemos tomar em nossas vida. Seus momentos mais sábios serão aqueles em que você disser sim para Deus. Quando você vive à luz da Palavra de Deus, seus valores mudam e a sua vida simplifica. 
Render-se a Deus - é deixar de lado nossas ideias preconcebidas e unir-se com Deus naquilo que Ele quer fazer.

Render-se a Deus - é um estilo de vida. Ainda que haja uma entrega única e definitiva de nossas vidas, ajustes diários são necessários para que nossos caminhos humanos não se tornem um obstáculo à ação de Deus.

Deus age poderosamente. Ele se utiliza de instrumentos humanos. A única coisa que nos impede de ser usados poderosamente por Deus é a falta de rendição a Ele.

Você sabe que se rendeu a Deus, quando depende Dele para resolver as coisas, e não insiste em manipular outras pessoas, forçar sua programação diária ou controlar a situação. Você larga mão, e deixa Deus trabalhar. Você não tem de estar "no controle". Entregue-se ao Senhor e espere pacientemente por Ele, (Salmo 37:7). 

Em vez de ficar tentando com esforços, confie mais. Você sabe que está entregue a Deus quando não reage às críticas, ou não tem ímpeto de defender-se. Corações entregues a Deus se destacam em relacionamentos. Você não pressiona os outros, não exige seus direitos  nem é egoísta, quando está entregue a Deus.

Quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos, pois foi Ele que nos fez. Um outro aspecto de rendição total é a confiança de Abraão que seguiu as orientações de Deus sem saber aonde isso o levaria.
Deus escolheu Maria  para ser mãe de Jesus não por causa de seu talento, riqueza ou beleza mas porque ela havia se rendido completamente a Ele. Quando o anjo anunciou o plano de Deus, ela respondeu: Sou a serva do Senhor, aconteça comigo conforme a tua palavra,(Lucas 1:38). José confiou nos propósitos de Deus sem saber porque as circunstâncias iriam se desenvolver daquela forma. Essas pessoas renderam-se completamente a Deus. 

O medo tem sido um grande impede, mas o amor de Deus lança fora todo o medo. Quanto mais você se der conta do quanto Deus te ama, mais fácil será, você se render. Você pode experimentar o amor de Deus na sua vida, deixando-se ser amado por Ele ; um Deus que perdoa você, quando de coração sincero arrepender-se, (Salmo 86:5) ele é carinhosamente paciente com você, (Jeremias 29:11).

 O mais importante exemplo de auto-rendição é a pessoa de Jesus. Na noite anterior a sua crucificação, Jesus se rendeu aos planos de Deus. Ele orou: Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas o que tu queres, (Marcos 14:36).

Você se beneficia quando rende sua vida totalmente a Deus. A primeira coisa que se sente é a paz. Seus ensinamentos o libertam para viver abertamente em sua liberdade, (Romanos 6:17-18). Você experimenta também o poder de Deus em sua vida. 

Tentações persistentes e problemas impossíveis aos olhos humanos, podem ser solucionados quando estamos entregues nas mãos de Deus. Segundo a Bíblia, Josué se aproximou da maior batalha de sua vida, (Josué 5:13-1519) ele deparou com Deus, prostrou-se em adoração perante a ele e rendeu-lhe a seus planos. Tal rendição veio a vitória em Jericó. Render-se a Deus não o enfraquece, mas o fortalece.


Um bem conhecido hino diz: “Tudo, ó Cristo, a ti entrego; Tudo, sim, por ti darei! Resoluto, mas submisso, Sempre, sempre, seguirei! Tudo entregarei! Tudo entregarei! Sim, por ti, Jesus bendito, Tudo deixarei!”

Ao ENTRAR nesse mundo, Jesus disse ao Pai: …Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade (Hebreus 10.9). ESTANDO nesse mundo, Ele afirmou: … a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra (João 4.34). E antes de SAIR desse mundo, Jesus orou: …Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. (Mateus 26.39). 

Sua vida foi de plena rendição ao Pai. Rendição ao Pai, é o desejo de Jesus para cada um de Seus discípulos. A transformação é o resultado direto de uma entrega total. A proximidade e intimidade com Deus é proporcional a entrega completa de tudo a Ele. Somente quando você se render a Deus de corpo e alma, renegar o pecado, o mundo, o seu “eu”, sua vontade e seu forte querer, aí então você terá a vida que tanto procura. Deus hoje espera sua entrega total, sua submissão total e seu renegar total. Esse é o maior desafio da vida, mas é no render-se a Ele que está a vida que você tanto procura.

As Escrituras nos revela no Novo Testamento que Pedro foi um exemplo de rendição, quando Jesus lhe mandou jogar novamente as redes, ele disse a Jesus: Mestre, esforçamos a noite inteira e não pegamos nada, mas porque és tu quem estás dizendo, vou lançar as redes (Lucas 5:5). Quando nos  voltamos para Cristo e nos rendemos à sua personalidade começamos a desfrutar claramente de obediência e de confiança. Jesus disse: se as pessoas querem me seguir, elas precisam abrir mão de suas vontades (Lucas 9:23). 

Para descobrir o propósito para a sua vida, volte-se para a Palavra de Deus, e não para a sabedoria do mundo. Conhecer seu propósito direciona sua vida. Você deve edificar sua vida sobre verdades eternas, e não sobre os apelos do mundo materialista. Todo mundo, com o tempo se rende a algo ou a alguém. Se não for a Deus, você se renderá às opiniões ou às expectativas dos outros, ao dinheiro, ao prestígio, ao orgulho próprio, a luxuria, ao medo, ao rancor, ao ego. Você, eu fomos feitos para adorar a Deus e se fracassarmos em adorá-lo, criaremos (ídolos) para os quais entregaremos nossa vida. Somos livres para escolhermos a quem nos entregaremos, mas não somos livres das consequências dessa escolha.
 

Será que temos medo do que Deus poderá pedir de nós? Que exija que façamos algo difícil ou que vamos a algum lugar indesejado. O orgulho nos leva a resistir ao processo de Deus nos moldar à sua maneira. Ficamos, então, confusos sobre como achar e cumprir a vontade de Deus. A maioria da confusão sobre a vontade de Deus resulta do medo e do orgulho. Achamos que é o homem, e não Deus, que faz as coisas acontecerem.
 

O que de fato significa para nós estar aos pés de JESUS? Para compreendermos, temos que saber que só existem duas maneiras de estar “aos pés de JESUS”. · Assentado (Lucas 10:39) Estar assentado aos pés de JESUS fala de paciência, mansidão, calmaria. Lembre-se do episódio da multiplicação dos pães (João 6:1,11), Cristo ficou preocupado com a multidão que o rodeava em que iam comer e lhe apresentaram um rapaz que tinha cinco pães e dois peixinhos, então Ele pede que o povo se assente para que possa operar o milagre, repare no que Cristo disse: que o povo se assentasse (João 6:10) todo o povo estava inquieto, muito disperso e alvoroçado e a senha era “assentar-se” para receber o milagre. · 


Prostrado ou de Joelhos (Marcos 1:40, Marcos 5:33, Mateus 17:14) Estar prostrado ou de joelhos significa se humilhar, reconhecer a Soberania Daquele que tem todo o poder e pode transformar qualquer circunstância que vivo. Não posso me apresentar aos pés de JESUS com soberba, pois diz a bíblia “aquele que se humilhar sob a potente mão de Deus, Ele ao seu tempo o exaltará, mas aquele a quem se exaltar será abatido” (1Pedro 5:6). 

Estar de joelhos é também reconhecer a minha dependência total do Criador, porque sem Ele nada podemos fazer (João 15:5). Somos seres limitados, falhos, cheios de defeitos e que precisamos de  JESUS em nossa vida, e com isso me prostro aos seus pés reconhecendo que sou dependente Dele o Senhor.

O que eu faço aos pés de JESUS ? Humilho-me (Marcos 5:22 Jairo se humilhou) Aos seus pés nós nos humilhamos em ato de reverencia e total obediência a Sua vontade. 
O Senhor não recebe adoração de qualquer maneira, somente quando estiver com a vida no altar vivendo uma vida aos pés de JESUS e que Ele receberá a nossa adoração sincera.  Ouço a sua Palavra (Lucas 10:39 – João 6:68) JESUS chega dizer que Maria estava com a melhor parte e isso não lhe seria tirada, se Ele disse que tem uma parte melhor, a pior é ficar longe dos ensinamentos do Mestre Amado e da meditação da sua Palavra. 

O que eu ganho estando aos pés de JESUS? · Intimidade e Comunhão (Marcos 5:40 – Salmo 25:14 – Provérbios 3:32) Muitos querem ter intimidade com o Senhor, mas não se submetem a sua vontade e Senhorio. A bíblia diz que Jairo se prostrou perante o Senhor e isso fez com que JESUS fosse a sua casa e lá entrasse. 

A Intimidade do Senhor é para os que o temem (Salmo 25:14). · Bênção e Vitória (Marcos 7:29 – Marcos 10:30) JESUS nunca disse que teríamos uma vida só de vitória de bênção ou coisa semelhante, porém, disse: que todos os que se aproximaram de JESUS com sinceridade e prostraram-se aos seus pés receberam vitória naquilo que precisavam. JESUS quer que fiquemos aos seus pés, junto Dele para podermos aprender com Ele e ter suas características, pois a ciência diz que o ser humano é um produto do meio, ou seja, do meio em que vive, pois a convivência traz características. 

Estar aos seus pés é uma questão comportamental, nós decidimos se queremos estar aos seus pés e submetermos a sua vontade ou não. Porém a nossa decisão pode mudar o rumo da nossa vida para sempre. 

Portanto nos render a Deus não é a melhor maneira de viver, é a única maneira de viver; nada mais funciona. Se Deus tiver de fazer uma profunda obra em nossas vidas, ela começará por aqui. Então entregue tudo a Deus: os arrependimentos do passado, os problemas do presente, as ambições do futuro, seus medos, sonhos, fraquezas, costumes, mágoas e traumas. Ponha Jesus Cristo na direção de sua vida e tire as mãos do volante: Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele e Ele agirá (Salmo 37.5).
Share on Google Plus

About Livros Cristãos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: