.

.

João 3.16- Uma Análise sobre a Interpretação Calvinista.

JOÃO 3.16; UMA ANALISE SOBRE A INTERPRETAÇÃO CALVINISTA!


Por: Lindeilson Alves    

 INTRODUÇÃO


 A disputa teológica no campo da Soteriologia, entre Calvinistas e Arminianos  mais que uma disputa entre o certo ou errado,  uma questão que envolve A interpretação bíblica de alguns textos, os arminianos acusam os calvinistas De fazerem malabarismo interpretativo em algumas passagens bíblicas e Poderia falar de muitas dessas passagens, mais a que chamo o texto áureo A decorada passagem de João 3.16:


LEMOS EM ALGUMAS VERSÕES EM PORTUGUÊS.


  Jo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê no pereça, mas tenha a vida eterna. (ACF 2007)  

 Jo 3:16 Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho nico, para que todo o que nele acredita no morra, mas tenha a vida eterna. (VERSO CATÓLICA SEM (APÓCRIFOS)  


 Jo 3:16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu nico Filho, Para que todo aquele que nele crer no morra, mas tenha a vida eterna. (NTLH) 


  Jo 3:16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito,  Para que todo o que nele crer no pereça, mas tenha a vida eterna.(NVI) 

  Jo 3:16 Porque de tal maneira amou Deus a o mundo, que deu a seu Filho unigênito; Para que todo aquele que nele crê, no pereça, mas tenha a vida eterna. (JFA 1819) 


  Jo 3:16 Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único,  Para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (VIVA)


   Os calvinistas entendem que a Expiação de Cristo é limitada e exclusiva para Os Eleitos, ou seja, no acreditam que Jesus morreu por todas as pessoas, e sim Por um grupo que eles chamam de eleitos; e para sustentar essa crença é  Preciso explicar João 3.16, qualquer pessoa que ao ler entende que se trata De uma questão de escolha, de crer ou no crer; Mas para a escola de interpretação Calvinista esse texto não Afirma o que parece, pois bem vamos conhecer agora O que dizem os calvinistas sobre essa passagem bíblica.


    Alvaro Rodrigues disse:  Comum a utilização de João 3.16 por Grupos Arminianos em uma tentativa FRUSTADA de demonstrar contradição entre o amor de Deus e a eleição incondicional. Existe duas interpretações que os calvinista dão a esse versículo, vamos então a elas:



 1- INTERPRETAÇÃO: Existe calvinistas que defendem que a expressão Deus amou o mundo  referente aos eleitos de Deus que esta em todas as partes da terra.



 2- INTERPRETAÇÃO: Há outros calvinistas que admitem que a expressão Deus amou refere-se no somente a eleitos, mas todas as pessoas em exceção. só que para este grupo de calvinistas, existe mais de um sentido quando se diz que Deus amou o mundo, Eles definem que Deus ama os eleitos de forma provisional, enquanto os eleitos ama de forma salvífica.


 Augusto Nicodemos disse: Deus no deu seu filho voluntariamente, A Causa de Deus enviar seu filho ao mundo  o seu amor pelo mundo, Mundo aqui no  cosmos, criação, estrelas,  mas significa a humanidade no seu estado de pecado, Deus amou o mundo de tal maneira. FONTE: YOUTUBE- Joo 3.16 -Rev. Augusto Nicodemos.



  1- O AMOR PROVISIONAL:  refere-se aos benefícios de ordem natural e material que so garantidos pelo sacrifício de Cristo e que só dados por Deus  todos o homens. EXEMPLO: tendo em vista que todos os homens neste mundo mereciam estar no inferno Deus o tem preservados com vida e sustento. ( Mateus 5.45, Atos 17.28)


  2- O AMOR SALVÍFICO: refere-se a intenção e desejo de Deus em salvar eternamente aqueles os quais ele Elegeu. Só o eleitos aqueles pelos quais Cristo garantiu a salvação. A expressão  deu o seu filho nico, para que todo aquele que crê no pereça, mas tenha a vida eterna  a garantia de que Deus s ama de forma salvífica os que tem fé, ou seja, os eleitos.


  A interpretação Calvinista na realidade é bonita de se ler e parece ser bastante convincente como vimos, até entre eles não tem um acordo quanto a interpretação da passagem em Análise, o segundo grupo entendendo que no tem como negar o AMOR universal de Deus descrito na passagem, entendem perfeitamente, mas para não dar o braço a torcer, ampliam o significado do amor de Deus, em amor provisório e amor salvífico, mas todo leitor bíblico entender que o amor Descrito na passagem remete somente ao amor Salvífico.


 J. C RYLE comentando essa passagem disse:   Nosso Senhor neste verso, mostra a Nicodemos uma outra coia celestial, Nicodemos provavelmente pensava como muitos judeus, que os propósitos de misericórdia de Deus estavam inteiramente confinados ao seu povo escolhido Israel, e que quando o messias aparecesse, Ele apareceria somente para o benefício especial da nação judaica, nosso Senhor aqui declara a ele que Deus ama a todo o mundo sem qualquer exceção, que o messias  a dádiva do pai a toda a família de Adão, e que todo aquele seja judeu ou gentio, que crer nele para a salvação, pode ter vida eterna.  


 as interpretações calvinistas embora seja apoiada e defendida  por grande teólogos, não me parece ser o que Jesus quis dizer. leiamos o que o nosso Senhor Jesus disse:  para que todo aquele que nele crê, isto ,  PARA QUE AQUELE QUE DO MUNDO QUE CRÊ
   A VERDADEIRA CONCEPÇÃO DA PALAVRA MUNDO NA PASSAGEM DE JOÃO 3.16


 outs gr egpesen ho Thes tn kosmon: pois assim Deus amou o mundo.


  kosmon  a palavra grega que foi traduzida por mundo, e de acordo com o léxico do novo testamento Grego / português de F.Wilbur Gingrich e Frédéric W. Danker significa: o mundo como a humanidade em geral ( Mt 18.7, Jo 1.29; 3.16; 4.42, 6.33) o mundo significa toda a raça humana, santos e pecadores sem qualquer exceção  o mesmo sentimento de amor que aparece em textos como: Sl 145.9; Ez 33.11, João 6.32, Tt 3.4, 1 João 4.10, 2 Pedro 3.9 e 1 Tm 2.4.


 agora concordo que o amor  especial que Deus tem pelos seus santos  inquestionavelmente distinto do amor que ele sente pelos seres humanos, pelo motivo que ele mesmo apresenta em João 3.36:  Quem crê no Filho tem a vida eterna. Quem desobedece ao filho no ver a vida. Pelo contrario, a ira de Deus permanece sobre ele. todavia mesmo havendo essa distinção, não deixa de ser um amor real.   Portanto Deus amou o mundo....


Você pode dizer sim que a pessoa pode escolher o amor de Deus ou a ficar com ira dele.    
Share on Google Plus

About Ministério Raízes na Palavra

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: