.

.

Sim, A Mulher pode ser Pastora!


Sim, A Mulher pode ser Pastora! Pelos seguintes motivos; O dons são distribuídos à igreja (homens e mulheres) para a edificação da mesma. Paulo quando se refere aos ministérios em Efésios 4.11, não está limitando este chamado somente aos homens, por mais que suas palavras estejam no masculino, mas ao gênero humano. Até porque se fôssemos levar ao pé da letra todas as suas citações masculinas teríamos que internar Paulo, uma vez que suas citações não possuiriam nexo. Um exemplo está na citação; "vos despojeis do velho homem". Ora, como fica neste caso as mulheres? Não encontramos na Bíblia "vos despojeis da velha mulher"! Da mesma forma aqui Paulo se refere ao gênero humano, não está falando somente para homens, apesar de usar uma linguagem masculina. 

Concordam eles que as mulheres podem exercer autoridades legais no governo e no país, pois bem, ao ler esse texto abaixo Paulo diz: 1 Timóteo Capítulo 2 1. Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; 2. pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. 3. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, 4. que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. A Pergunta que se faz é a seguinte, como aplicar esse mesmo texto as mulheres que exercem autoridades, devemos orar por elas também e entender que o termo todos os homens incluem também as mulheres?


Há evidências de que havia liderança feminina na igreja primitiva “Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencreia. Peço que a recebam no Senhor, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim. Saúdem Priscila e Aquila, meus colaboradores em Cristo Jesus. Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios. Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia. Saúdem Maria, que trabalhou arduamente por vocês. Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes que estiveram na prisão comigo. São notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim.” Romanos 16:1-7 Quanta informação valiosa numa simples saudação! 

No texto original, Febe é chamada “diaconisa na igreja em Cencreia”. De acordo com o testemunho do autor patrístico Teodoreto de Ciro (393 – 466 d.C.), Febe era uma pregadora itinerante cuja fama correu o mundo todo. “Ela era conhecida não apenas entre os Gregos e Romanos, mas entre os bárbaros também”. E Febe não foi a única. Uma pedra tumular foi achada em 1903 no Monte de Oliveiras com esta inscrição: "Aqui jaz a serva e virgem noiva de Cristo, Sofia, a diaconisa, a segunda Febe". Isso demonstra que Febe tornou-se numa espécie de referência de liderança feminina na igreja primitiva.


Em Cristo acabaram as distinções sexistas “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gálatas 3:28 Se Deus pode incluir judeus e gentios no ministério, por que não incluiria tanto homens quanto mulheres?


O sacerdócio universal dos crentes Alguém poderá argumentar que embora encontremos profetizas nas Escrituras, jamais encontramos sacerdotisas. Mas peraí… Cristo não substitui o sacerdócio levítico por um eterno, onde todos somos igualmente sacerdotes? “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo (…) Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2:5,9


As inúmeras passagens da Bíblia se referem ao ser humano de uma forma onde esta incluso as mulheres, Independente da posição que ocupa, as Escrituras se dirige aos seres humanos com o termo "homem". Vejamos alguns exemplos: "Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus". (Mateus 4:4) "Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele". (Romanos 3:20) "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice". (1 Coríntios 11:28)


UMA SÓ MULHER. O texto bíblico que destaca a necessidade do matrimônio é 1 Timóteo 3:1,2. Vamos analisar a passagem: "Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, MARIDO DE UMA MULHER, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento". Paulo está exortando a que seja "marido de uma só mulher", mas, que seja marido de uma só mulher. Fiel em seu matrimônio! esse princípio pode ser aplicado a mulher, em casa o marido é o líder e não significa necessariamente que a mulher seja uma mandona no marido na igreja.
Share on Google Plus

About Livros Cristãos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

Renato Albuquerque disse...

Como sempre, elucidativo, instrutor e quebrando os tabus. É isso que realmente gosto nos seus textos Lindeilson. Confesso que demorei um pouco pra digerir as idéias aqui expostas,mas no final tive que me render a lógica empregada e a boa hermenêutica implícita na sua exposição.

Renato Albuquerque disse...

Como sempre, elucidativo, instrutor e quebrando os tabus. É isso que realmente gosto nos seus textos Lindeilson. Confesso que demorei um pouco pra digerir as idéias aqui expostas,mas no final tive que me render a lógica empregada e a boa hermenêutica implícita na sua exposição.

Anônimo disse...

Pobre de argumentos.