Amados compartilho a baixo a minha apostila, que criei para trazer esclarecimento sobre o dízimo.
MINISTÉRIO RAÍZES NA PALAVRA
INTRODUÇÃO
O dízimo é um assunto polêmico, e que diverge opiniões, entre eles estão os que afirmam que o dízimo não é uma prática estabelecida para a Igreja, e existem os que defendem que o dízimo é sim uma prática atual para a igreja e esses ao defender são sempre chamados de charlatão, fariseus, ladrões, apoiadores de pastores e/ou preso ao sistema por aqueles que não defendem, Eu quero trazer uma opinião totalmente diferente das duas citadas a cima, o leitor ao ler essa apostila, verá que não desminto nem uma das duas opiniões, apenas apresento o que na minha visão histórica, teológica e bíblica é a solução para desvendar essa dúvida e trazer esclarecimento sobre o assunto, deixo bem claro, sei que por me posicionar de forma pouca falada e ensinada, serei alvo de críticas e supostos conhecedores bíblicos que mostrarão os erros aqui colocados, simplesmente por também não concordar com suas teses.
1°-PERGUNTAS COMUNS.
v O dízimo é em dinheiro, existe algum texto que comprove que era em dinheiro?
v Se o crente não devolver o dízimo ele perde a salvação, porque lá em Malaquias 3.8-9 diz que ao não devolver estar roubando a Deus e 1 coríntios 6.10 diz que os ladrões não herdarão o reino de Deus?
v Se o cristão não devolver o dízimo (10%), ele será amaldiçoado por Deus, Deus envia o demônio chamado devorador?
v Se o cristão devolver o dízimo Deus vai abençoar ele financeiramente com uma benção sem mediada, Malaquias 3.10?
O Texto predileto dos que discorrem sob o assunto dízimo é:
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha à maior abastança.
Malaquias 3:10 (Almeida revisada e impressa)
Malaquias 3:10 (Almeida revisada e impressa)
NOVA VERSÃO INTERNACIONAL:
Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. “Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
Malaquias 3:10
Malaquias 3:10
ALMEIDA REVISADA E CORRIGIDA FIEL
Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. “Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
Malaquias 3:10
Malaquias 3:10
VERSÃO CATÓLICA
Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência - diz o Senhor dos exércitos - e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário.
Malaquias 3:10
Malaquias 3:10
Nesse estudo quero ser básico e objetivo e não quero colocar mais pimenta no assunto,
Respeito a opinião de cada um, o que não concordo é a pessoa aparecer com uma pseudo teologia que ensina que a Igreja não precisa de ofertas e dízimos, o crente deve pegar seu dinheiro e dar aos pobres.
2°- O DÍZIMO NA VISÃO VELHO TESTAMENTÁRIA.
Há quem diga que quem é dizimista estar debaixo da lei e sendo assim debaixo da maldição, para esses a maldição não vem a não dar o dízimo, como ensina os defensores, a maldição vem a dar, quem dar o dízimo é amaldiçoado por Deus, pois estar debaixo da lei, e já outros diz que quem não dar é que Será amaldiçoado por Deus, precisamos recorrer aos livros da Lei e dos profetas para entender melhor.
Na Lei de Deus dada a Móises, exigia que o povo judeu trouxesse a sua oferta de 10%, chamada de dízimo, isto era obrigatório, realmente tinha essa lei.
Mas procurarão o local que o Senhor, o seu Deus, escolher dentre todas as tribos para ali pôr o seu nome para sua habitação. Para lá vocês deverão ir
e levar holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais, o que em voto tiverem prometido, as suas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos.
Ali, na presença do Senhor, do seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.
Vocês não agirão como estamos agindo aqui, cada um fazendo o que bem entende,
pois ainda não chegaram ao lugar de descanso e à herança que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando.
Deuteronômio 12:5-9
e levar holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais, o que em voto tiverem prometido, as suas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos.
Ali, na presença do Senhor, do seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.
Vocês não agirão como estamos agindo aqui, cada um fazendo o que bem entende,
pois ainda não chegaram ao lugar de descanso e à herança que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando.
Deuteronômio 12:5-9
Ler 14.1 aos 29 e Malaquias 3.8-12.
O Antigo Testamento faz referência ao dízimo 35 vezes e o Novo Testamento dez vezes.
Foi somente após a saída dos israelitas do Egito que o dízimo foi regulamentado para o sistema levitico. Ele era dado ao levita, devido a não ter “herança na terra”, isto é, ele vivia exclusivamente para o serviço religioso e isso lhe dava direito a todos os dízimos (Lv 27:30-34).
Como oferta para o ministério o dízimo pertence realmente a Deus, não deve ser trocado sob pena de multa de um quinto, ou seja, vinte por cento, e em se tratando de dízimos de animais a sua troca implicara na perda do trocado, isto é, multa de cem por cento, para quem tentasse obter lucro trocando um dízimo gordo por uma substituição mais magra. A lei fazia clara proibição, que desestimulava as artimanhas do coração egoísta enfatizando: “não esquadrinharás entre o bom e o ruim.” Sua entrega deveria ser feita somente aos levitas, que atuavam como sacerdotes e, que dariam à família de Arão, o dízimo dos dízimos (Nm 18:20-26; Ne 10:37-38; 12:44; 13:5-12).
Como oferta para o ministério o dízimo pertence realmente a Deus, não deve ser trocado sob pena de multa de um quinto, ou seja, vinte por cento, e em se tratando de dízimos de animais a sua troca implicara na perda do trocado, isto é, multa de cem por cento, para quem tentasse obter lucro trocando um dízimo gordo por uma substituição mais magra. A lei fazia clara proibição, que desestimulava as artimanhas do coração egoísta enfatizando: “não esquadrinharás entre o bom e o ruim.” Sua entrega deveria ser feita somente aos levitas, que atuavam como sacerdotes e, que dariam à família de Arão, o dízimo dos dízimos (Nm 18:20-26; Ne 10:37-38; 12:44; 13:5-12).
Antes que teçamos maiores comentários, o esboço a seguir ajudará a compreender as rendas do Templo e suas finalidades:
1) Para os sacerdotes (levitas da família de Arão), conforme Números 18:9-26 e Levítico 5:15-7:35 destacamos:
a) Todas as ofertas que não eram queimadas.
b) Toda coisa consagrada a Deus por voto.
c) Todas as primícias.
d) Todos os primogênitos dos animais.
e) O dízimo dos dízimos dado pelos levitas.
2) Para os levitas (Nm 18:21-32) – Os dízimos de tudo em Israel.
3) Para os pobres destinava-se um segundo dízimo. Dt 12, 14, 26. Sobre esse segundo dízimo falaremos mais adiante. Havia também outras provisões mosaicas destinadas a proteger os desafortunados como a respiga e o ano sabático (Dt 24:19-10; 25:9-10), mas este não é o assunto do presente estudo.
4) Para a construção, reforma e manutenção do Templo.
a) O imposto anual.
b) O dinheiro do resgate das pessoas.
c) Coleta feita pelos sacerdotes.
d) Ofertas voluntárias trazidas ao Templo.
Mesmo respeitando os limites deste trabalho, nos perguntamos como foram administrados os dízimos e ofertas em Israel?
1) Para os sacerdotes (levitas da família de Arão), conforme Números 18:9-26 e Levítico 5:15-7:35 destacamos:
a) Todas as ofertas que não eram queimadas.
b) Toda coisa consagrada a Deus por voto.
c) Todas as primícias.
d) Todos os primogênitos dos animais.
e) O dízimo dos dízimos dado pelos levitas.
2) Para os levitas (Nm 18:21-32) – Os dízimos de tudo em Israel.
3) Para os pobres destinava-se um segundo dízimo. Dt 12, 14, 26. Sobre esse segundo dízimo falaremos mais adiante. Havia também outras provisões mosaicas destinadas a proteger os desafortunados como a respiga e o ano sabático (Dt 24:19-10; 25:9-10), mas este não é o assunto do presente estudo.
4) Para a construção, reforma e manutenção do Templo.
a) O imposto anual.
b) O dinheiro do resgate das pessoas.
c) Coleta feita pelos sacerdotes.
d) Ofertas voluntárias trazidas ao Templo.
Mesmo respeitando os limites deste trabalho, nos perguntamos como foram administrados os dízimos e ofertas em Israel?
3°- DÍZIMO, O QUE A IGREJA TEM HAVER COM ISSO?
A palavra dízimo não é usada de forma direta nas instruções à igreja sobre o assunto, e concordo plenamente que no novo testamento não existe um mandamento direto que obrigue e que sirva de Lei para que o crente seja dizimista, no entanto é bom lembrar que a omissão não invalida a doutrina e nem o Novo Testamento se destinava a ser o instrumento único que vai estabelecer as doutrinas válidas da igreja. Uma doutrina não precisa ser repetida nos escritos neotestamentários para ser validada. Também não encontro nenhum texto que proíba o crente de devolver o Dízimo, Aliás, o Antigo Testamento eram as Escrituras usadas pelos apóstolos e na qual respaldavam seus ensinos. Encontramos, porém, no Novo Testamento, o ensino do dízimo abordado de outra forma, nos argumentos em favor de uma visão mais exaltada do ministério cristão e seu direito à justa remuneração.
O NOVO TESTAMENTO apresenta princípios que todo cristão deve observar. O DÍZIMO NA NOVA ALIANÇA.
4°-- O QUE O NOVO TESTAMENTO APRESENTA SOBRE O DÍZIMO E OFERTA?
O Cristão não estar isento do ato de contribuição.
O DÍZIMO NA NOVA ALIANÇA.
1 CORÍNTIOS 9. 9-10,13-14 E 1 TIMÓTEO 5. 17-18, PRECISAMOS ENTENDER O
SEGUINTE, A FORMA DE SUSTENTO DO SACERDÓCIO NA ANTIGA ALIANÇA ERA
ATRAVÉS DOS DÍZIMOS E OFERTAS, ENTÃO PAULO ELE USA TEXTOS DO ANTIGO
TESTAMENTO PARA ENSINAR QUE OS OBREIROS E PASTORES QUE VIVEM DO
EVANGELHO DEVE SER MANTIDO PELA IGREJA, MAS DE QUE FORMA A IGREJA VAI
SUSTENTAR ESSES OBREIROS E PASTORES?
SEGUINTE, A FORMA DE SUSTENTO DO SACERDÓCIO NA ANTIGA ALIANÇA ERA
ATRAVÉS DOS DÍZIMOS E OFERTAS, ENTÃO PAULO ELE USA TEXTOS DO ANTIGO
TESTAMENTO PARA ENSINAR QUE OS OBREIROS E PASTORES QUE VIVEM DO
EVANGELHO DEVE SER MANTIDO PELA IGREJA, MAS DE QUE FORMA A IGREJA VAI
SUSTENTAR ESSES OBREIROS E PASTORES?
I CORÍNTIOS 9.9-10;13-14.
9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que
trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
10 Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está
escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha
deve debulhar com esperança de ser participante.
trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
10 Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está
escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha
deve debulhar com esperança de ser participante.
13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que
é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam
do altar?
14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que
vivam do evangelho. E EM I TIMÓTEO 5.17-18 DIZ:
é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam
do altar?
14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que
vivam do evangelho. E EM I TIMÓTEO 5.17-18 DIZ:
17 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de
duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na
doutrina;
18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na
doutrina;
18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
Se o obreiro é digno do seu salário de que forma ele deve ser pago? Paulo ele faz uma referência há forma de sustento do obreiro do v.t que era sustentado pelo dízimo e oferta, e aqui ele aplica, faz uma referência sem citar nomes nem de ofertas e nem de dízimos é uma comparação, se analisarmos que a forma do obreiro do v.t ser sustentado era através dos dízimos e ofertas, então aqui de forma como referência aparece o dízimo e a oferta.
O QUE O NOVO TESTAMENTO APRESENTA SOBRE O DÍZIMO E OFERTA?Continuação...
O Cristão não estar isento do ato de contribuição.
O NOVO TESTAMENTO apresenta princípios que todo cristão deve observar,
é verdade que no novo testamento não existe um mandamento direto que mande o crente a dar seu dízimo, mas não significa que o novo
testamento estar em silêncio sobre isso, a primeira coisa que aparece é: todo cristão deve colaborar e dar suas finanças para a igreja, isso estar claro:
1°-contribuir conforme a nossa prosperidade, 1 co 16.1,2
2°-contribuir segundo o que tiver proposto no coração, 2 co 9.7
3°-ofertas feita como sacrifícios agradáveis a Deus, Fp 4. 17-17
4°-contribuição proporcional 2 co 9.6
é verdade que no novo testamento não existe um mandamento direto que mande o crente a dar seu dízimo, mas não significa que o novo
testamento estar em silêncio sobre isso, a primeira coisa que aparece é: todo cristão deve colaborar e dar suas finanças para a igreja, isso estar claro:
1°-contribuir conforme a nossa prosperidade, 1 co 16.1,2
2°-contribuir segundo o que tiver proposto no coração, 2 co 9.7
3°-ofertas feita como sacrifícios agradáveis a Deus, Fp 4. 17-17
4°-contribuição proporcional 2 co 9.6
Então nós aprendemos que no novo testamento todo crente deve dar com freqüência, generosidade, proporcionalmente, conforme o que ganha; como sacrifício e segundo o que tiver proposto no coração, então nós estamos falando de quê? Dos dízimos é claro, pois o dízimo é uma oferta e uma contribuição proporcional com freqüência e generosamente.
EM MATEUS 23.23, independente da interpretação desse texto Eu extraiu o JESUS DEIXOU CLARO EM POUCAS PALAVRAS O QUE JESUS PENSOU SOBRE O ASSUNTO, O QUE JESUS FALOU FOI SUFICIENTE PARA ENTENDER QUAL A POSIÇÃO DE JESUS EM RELAÇÃO AO DÍZIMO, ALGUNS ACREDITAM QUE POR NÃO APARECER O NOME DÍZIMO NAS EPÍSTOLAS DE PAULO ELE NÃO SE REFERIU AO ASSUNTO, SE FOSSEMOS LEVAR POR ESSA LINHA DE RACIOCÍNIO ENTÃO NÃO ACREDITARÍAMOS NA TRINDADE, POIS NÃO APARECE O NOME TRINDADE NA BÍBLIA, POIS ESSA É UMA DOUTRINA PRESENTE NA BÍBLIA, FATO DE NÃO HAVER UM MANDAMENTO DIRETO ISSO NÃO QUER DIZER QUE NÃO
POSSO DEVOLVER MEUS DÍZIMOS, SE NÃO TEM UM MANDAMENTO DIRETO QUE ME ENSINE A DAR, TAMBÉM NÃO TENHO NENHUM MANDAMENTO DIRETO QUE ME PROÍBA DE FAZER, O QUE EXISTE NA REALIDADE SÃO PRINCÍPIOS BEM CLARO QUE NÃO É ERRADO A IGREJA PEDIR O DÍZIMO DOS FIÉIS. Se Alguém mostrar um texto proibitivo a contribuição chamada de Dízimo, no Novo testamento Eu retrato esse Estudo, refiro-me a contribuição que alguns chamam de Dízimo e a forma que eu apresento logo a baixo, e nunca na forma dos 10% ou como o Velho Testamento apresenta, deixo claro que não estou defendendo o dízimo Levítico, toda essa explicação para que você entenda que se a igreja pedi o dízimo, no sentido de contribuição e desde que ela queira chamar assim, não vejo erros.
5°- COMO O DÍZIMO APARECEU NO NOVO TESTAMENTO? É aqui que a forma correta do crente apresenta seu dízimo.
Amados, esse assunto não foi prioridade nas epístolas de Paulo, Pedro
e João nem nos ensinos de Cristo, visto que vivia em uma época onde povo judeu, já fazia esses atos, Jesus repreendeu os fariseus por não fazerem o mais importantes da lei, como o amor, o juízo e a misericórdia, eles davam os dízimos mais se esqueceu desse detalhe, Jesus ensina sobre prioridades e sobre alguns princípios que são mais importantes na vida cristã, hoje muitos são dizimista, mais são
roubadores, mentirosos, compram e não pagam, gastam mais do que deve, não perdoam a ninguém, negam-se a mudar seu estilo ou comportamento, a repreensão continua para nós caso agirmos assim.
e João nem nos ensinos de Cristo, visto que vivia em uma época onde povo judeu, já fazia esses atos, Jesus repreendeu os fariseus por não fazerem o mais importantes da lei, como o amor, o juízo e a misericórdia, eles davam os dízimos mais se esqueceu desse detalhe, Jesus ensina sobre prioridades e sobre alguns princípios que são mais importantes na vida cristã, hoje muitos são dizimista, mais são
roubadores, mentirosos, compram e não pagam, gastam mais do que deve, não perdoam a ninguém, negam-se a mudar seu estilo ou comportamento, a repreensão continua para nós caso agirmos assim.
Então amados o dízimo foi trazido para a igreja como uma observação, como um referencial, como uma tradição que sempre funcionou, agora fica claro que o que mudou foi a forma de se dar com as contribuições, cada igreja tem a sua forma, tem igrejas que chamam de dízimo e outras não, um bom exemplo do que estou falando é A igreja apostólica vivia em sistema de cooperativa, o trabalho de todos era revertido em
recursos financeiros que era então retornado a comunidade, nesta
cooperativa todos viviam em iguais condições (Atos 4:32). E esta cooperativa atraia também
muitas pessoas, pois o numero de miseráveis era grande, eles chegavam a eram
evangelizados. Esta divisão de bens e recursos baixou o padrão de vida de muitos
profissionais que se convertiam, mas também subiu o
padrão de quem não tinha nada. atos 4.32-37 e 5.1-4.
mas hoje em dia muitos pastores
têm usado desonestamente tais passagens bíblicas em suas pregações tentando retirar de
uma vez tudo o que algumas pessoas possuem; tais passagens não devem ser usadas para
pregar estas coisas; a não ser que um grupo de cristãos vivam em cooperativa, A cooperativa não incluía só os cristãos locais, mas todo a comunidade cristã espalhada por
todo o império, uma vez os cristãos de Antioquia enviaram suprimentos aos cristãos de
Jerusalém - Atos 11:27-30, também em Atos 27:17 vemos algo semelhante. Haviam
espalhadas por todo o império associações de caridade e programas de ajuda aos pobres,
mas em Jerusalém havia muitas delas, por isto muitos pobres dirigiam-se para lá, Quando Jesus falou de dar esmolas em secreto (Mateus 6:4), talvez tenha se referido a “sala
de segredos” onde o doador podia entrar e depositar suas esmolas, que depois eram
distribuídas aos pobres pelos sacerdotes.
recursos financeiros que era então retornado a comunidade, nesta
cooperativa todos viviam em iguais condições (Atos 4:32). E esta cooperativa atraia também
muitas pessoas, pois o numero de miseráveis era grande, eles chegavam a eram
evangelizados. Esta divisão de bens e recursos baixou o padrão de vida de muitos
profissionais que se convertiam, mas também subiu o
padrão de quem não tinha nada. atos 4.32-37 e 5.1-4.
mas hoje em dia muitos pastores
têm usado desonestamente tais passagens bíblicas em suas pregações tentando retirar de
uma vez tudo o que algumas pessoas possuem; tais passagens não devem ser usadas para
pregar estas coisas; a não ser que um grupo de cristãos vivam em cooperativa, A cooperativa não incluía só os cristãos locais, mas todo a comunidade cristã espalhada por
todo o império, uma vez os cristãos de Antioquia enviaram suprimentos aos cristãos de
Jerusalém - Atos 11:27-30, também em Atos 27:17 vemos algo semelhante. Haviam
espalhadas por todo o império associações de caridade e programas de ajuda aos pobres,
mas em Jerusalém havia muitas delas, por isto muitos pobres dirigiam-se para lá, Quando Jesus falou de dar esmolas em secreto (Mateus 6:4), talvez tenha se referido a “sala
de segredos” onde o doador podia entrar e depositar suas esmolas, que depois eram
distribuídas aos pobres pelos sacerdotes.
A forma do novo testamento tem os mesmos princípios do velho testamento, uma coisa que funcionou no sustento do templo e do sacerdócio, foi trazida para o novo, eles se basearam em que esta foi uma forma dada por Deus a Israel, ml 3.10 e que com certeza não haveria mal algum em usar na igreja, o que mudou foi à forma de contribuir, os exemplos abaixo esclarecem melhor, algumas igrejas na Europa
contribuem com 5% do valor e não 10% como no Brasil o motivo, é tanto dinheiro que se fossem os 10% não saberiam o que fazer com tanto dinheiro, existe outras que dividem o gasto anual com as famílias, cada família é responsável de dar tanto, aqui no Brasil temos igrejas que pedem e ensinam o dízimo com os 10% e não estão erradas, como uma instituição ela pode ensinar e é claro de forma voluntária, tem também a congregação cristã que não pede os 10%, mas ela resolveu pedir:
1. Oferta de Piedade:, é uma contribuição para os pobres da CCB.
2. Oferta para Compra de Terrenos: aquisições de propriedades.
3. Oferta para Fins de Viagem: destina-se ao custo das viagens dos anciãos.
4. Oferta para Conservação de Prédios: Trata-se de contribuição para
reformas de prédios e afins.
reformas de prédios e afins.
5. Oferta de Votos: Quando alguém testemunha em resultado de uma
bênção recebida, dá a sua contribuição. Tudo é colocado na mão do
porteiro, logo na entrada da casa de oração, onde os envelopes indicam
o destino que se deve dar ao dinheiro.
bênção recebida, dá a sua contribuição. Tudo é colocado na mão do
porteiro, logo na entrada da casa de oração, onde os envelopes indicam
o destino que se deve dar ao dinheiro.
Cada igreja como instituição deve administrar a sua forma o que não podemos aceitar é o fato de uma criticar as outras, pois todas precisam de finanças, portanto o dízimo não é uma lei do novo testamento, não como a lei do velho testamento, mas aparece como princípio, como tradição, como um referencial que deu certo no velho testamento na manutenção do templo e que era uma ordenança de Deus, portanto a igreja que quiser usar esse meio de contribuição a luz do que foi apresentado aqui não estar errada.
Mudou a Forma de contribuição, quanto a estabelecer valores e no que diz as consequências da quebra de israel com a Antiga Aliança ao não devolver os dízimos.
Mudou a Forma de contribuição, quanto a estabelecer valores e no que diz as consequências da quebra de israel com a Antiga Aliança ao não devolver os dízimos.
6°-AOS QUE DEFENDEM QUE O DÍZIMO NÃO É DINHEIRO!
Temos um texto que não comprova a Lei do dízimo no novo testamento, mas que mostra indícios, vestígios dessa prática já nos dias de Jesus,
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
Lucas 18:12 ACRF
Lucas 18:12 ACRF
Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.
Lucas 18:12 NVI
Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros.
Lucas 18:12 VERSÃO CATÓLICA
Lucas 18:12 VERSÃO CATÓLICA
jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
Lucas 18:12 SOCIEDADE BÍBLICA BRITÂNICA.
Lucas 18:12 SOCIEDADE BÍBLICA BRITÂNICA.
Alguns textos do novo testamento mostram que o uso de dinheiro (Moedas) estava já em uso, e a nação de Israel estar muito diferente da época do Profeta Malaquias, a grande verdade aqui é que o Fariseu disse dou os dízimos de tudo que ganho, possuo, para possuir tem que comprar ou ganhar, que depende do trabalho, o dízimo em deuteronômio era para uma nação em fase onde eles não tinham tomado posse da terra, nos dias de Jesus estavam totalmente diferentes da época da lei e do profeta Malaquias.
Conclusão:
Então, se o cristão não devolve o dízimo baseado em lei do velho testamento, e sim por tradição e princípio apresentado por Paulo fica provado que se o Cristão não devolver os 10% ele não perde a salvação, ele não é amaldiçoado, Deus não vai enviar o devorador, pois não existe uma classe de demônios só para trabalhar na vida financeira dos que não dão os 10%, o Cristão o que ele tem que saber é que ele deve contribuir e já tratamos disso à cima, então o cristão mesmo sabendo que à prática de contribuição no novo testamento não é uma lei, ele não tem desculpas para não contribuir, seja a oferta, seja o dízimo, depende da Igreja, os que estão isentos são apenas aqueles que não têm nenhum ganho.
ESCLARECIMENTOS FINAIS:
A Verdade é que muita gente não ler a bíblia com a visão de crente, aquela visão de fala comigo Senhor, me instrui, ler com uma visão crítica em todos os assuntos ele(a) encontra uma crítica, perdeu a espiritualidade, já não ora mais, já vai na internet para levantar críticas, e os motivos acredite não são os melhores, não escute conselhos de quem estar em baixo, como pode alguém dizer que é seguidor do Messias, Jesus e pregar contra a Igreja, afirmando que quem dar o dízimo estar em maldição? São os crentes descobridores da verdade, só eles estão certos e o resto errados, caro leitor leia a bíblia orando em espírito e não deixe de visitar meu blog.
Com Amor: Lindeilson Alves
Estudante de teologia no curso bacharel em teologia pela Universidade da bíblia. (Recomendo)
3 comentários:
PARABÉNS PELO TEMA E QUE O SENHOR CONTINUE TE ILUMINADO AMADO IRMÃO!
Amado eu que agradeço.
Graça e Paz.
amados leitores, já li muitas coisas sobre o dízimo e o que vejo hoje são ensinos mentirosos sobre o dízimo, o Amado irmão discorreu muito bem sobre o assunto, ele se posicionou sobre os dois argumentos existentes hoje na igreja, mostrando dentro da palavra aquilo que a Bíblia realmente ensina, estou perplexo, aprendi muito hoje, cansei dos argumentos existentes hoje que se fundamentam sobre os mesmos argumentos, ele inovou e é na verdade a solução para esse conflito, o difícil é os pastores ensinarem isso!
assina: Enzo
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