Nos tempos bíblicos além das casas hebraicas serem pequenas eram também escuras, pois, as janelas eram poucas, pequenas e localizadas no alto das paredes. Os modos que haviam de iluminar a casa eram geralmente à luz do fogão, lampiões ou lamparinas; naquela época não havia as velas, portanto quando na Bíblia se lê a palavra castiçal é um erro de tradução,
o que havia aparecido com castiçal era o menorá, um candelabro de ouro que tinha pavios mergulhados em azeite de oliva. O que era chamado lâmpada naquele tempo eram tigelas de azeite com uma depressão na borda onde se colocava o pavio que geralmente era de linho ou algodão. As lâmpadas mais simples eram feitas de barro e outras mais sofisticadas de bronze ou outro metal, as lâmpadas podiam ser adornadas com desenhos ou mesmo terem formatos de animais, os judeus não gostavam de lâmpadas com formatos, pois, abominava a idolatria. Mesmo que fosse de dia a casa deveria ter sempre algo aceso dentro, pois eram realmente escuras, e o azeite era barato, também deveria se deixar a lâmpada sempre acesa, pois, era realmente difícil obter fogo o que faziam atritando pedras.
Certa vez Jesus contou a parábola da dracma perdida (Lucas 15:8), as pessoas da época entenderam facilmente que o fato da mulher ter pego a candeia para procurar a moeda foi uma tarefa difícil, pois procurava em um ambiente escuro com auxílio de uma luz muito fraca, além do que uma dracma era muito dinheiro para época; e na parábola das dez virgens (Mateus 25:14) eles também entenderam muito bem o drama que é deixar uma lâmpada apagar, e agora você também pode compreender estas coisas como uma pessoa da época. A mulher que sempre fazia o papel de dona de casa tinha inúmeros deveres, dentre os quais manter a lâmpada acesa, se você for mulher agradeça a Deus de não ter nascido naquela época. Haviam lâmpadas fixas que ficavam instaladas nas paredes internas ou externas da casa sobre os veladores que eram pequenas prateleiras, dependendo da necessidade podia se ter uma ou muitas destas instaladas, havia também as portáteis. Disse certa vez Jesus que ao acender uma lâmpada deveríamos coloca-la no velador para que tivesse utilidade(Mateus 5:15), agora conhecemos porque disse isto.
6 comentários:
A PAZ DO SENHOR
OS JUDEUS APAGAVAM A LAMPARINA AO SAIR DE CASA E TAMBÉM AO DORMIR?
Não apagava Damião, na época de Cristo era difícil conseguir o fogo, somente por fricção de pedra.
Não apagava Damião, na época de Cristo era difícil conseguir o fogo, somente por fricção de pedra.
Muito bom Deus abençoei
Então no tempo do profeta Malaquias,era do mesmo jeito, confere?
Era muito difícil a vida. E eles venceram.
Postar um comentário