.

.

Não fale dos falsos mestres, deixem Deus julgar

Quando observamos o tema desta publicação, dificilmente percebemos o quão sutil ele é. Estamos vivendo em uma geração movida pelo deus deste século, que a todo momento tenta nos privar de abrirmos a nossa boca e denunciarmos aqueles que a todo o custo tentam deturpar a palavra de Deus, enganando os mais desavisados e tirando-os do verdadeiro caminho. Nos dias atuais o que mais ouvimos é o " não julgueis", "não toquem nos ungidos", "deixem que Deus fala", "quem julga é Deus", dentre outras frases de efeito utilizadas por aqueles que, ou não conhecem a palavra, ou se utilizam de má fé para continuar com seus enganos no meio do povo de Deus.

Paulo nos exorta a não sermos como muitos pregadores mercenários, que não anunciam a palavra de Deus com sinceridade(2 Coríntios 2.17). O apóstolo nos fala do seu receio de que a igreja  seja enganada, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia,  e de que eles tentem seduzi-los a se afastarem da sincera e pura devoção a Cristo(2 coríntios 11.3). Pois o que estava ocorrendo é que falsos mestres estavam pregando um outro Jesus, e um outro evangelho, diferente daquele que haviam pregado, e ocorrendo tolerância da parte de alguns.(2 coríntios 11.4). Isso mostra a preocupação e zelo que Paulo tinha pelo rebanho de Cristo, não querendo que a história se repetisse.

O próprio Jesus nos alertou, dizendo: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.(Mateus 24.5). E de fato é o que tem ocorrido: Muitos falsos profetas, falsos cristos e falsos mestres tem se levantado no meio do povo de Deus, e uma grande parte dos cristãos desprovidos de conhecimento estão sendo enganados.


Na epístola de 2 Pedro 2.1, o apóstolo nos mostra claramente esses acontecimentos ao citar que, no passado, surgiram muitos falsos profetas no meio do povo, e que, no presente, surgiriam falsos mestres, e estes introduziriam secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o nome do soberano Deus. Percebam o quanto isto é perigoso e nocivo aos que são privados de conhecer a verdade. Estes falsos mestres são sutis, e suas doutrinas perigosas, chegando ao ponto de destruir a fé e levando a morte espiritual.

O apóstolo Paulo nos diz que importa que hajam heresias, mas isso para que os que são sinceros se manifestem(1 Coríntios 11.19). É o que acontece com aqueles que prezam pela verdade da palavra e  não se conformam com o que tem acontecido com a igreja do Senhor. O próprio Deus tem se utilizado de pessoas compromissadas com a verdade para se manifestarem contra as heresias 
e contra o devastador e falso evangelho que tem sido propagado.

É importante entender que quando se priva uma ovelha de aprender a verdade, esta consequentemente será levada a todo o vento de doutrina, pela malícia de pessoas que apenas querem induzir ao erro(Efésios 4.14-15). Paulo diz que não devemos ser mais como crianças, mas precisamos seguir a verdade em amor, e crescer em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Fiquem atentos, pois existem lobos  ferozes se infiltrando no meio do rebanho, 
enquanto alguns estão querendo tapar a boca de quem é usado por Deus, e eles não pouparão as ovelhas, caso sejamos omissos à verdade. Enquanto você não ensina a fundo o que realmente a palavra diz, mas apenas o que você quer ensinar, o diabo está minando a mente daqueles que Deus colocou nas suas mãos para cuidar, os quais, sem a devida orientação, estão correndo o risco de comer o pasto sujo dos falsos mestres e morrer. E lembre-se: Deus irá requerer das suas mãos - que tem sido omisso(a) e vive debaixo do não julgueis.

Façamos como Paulo, reúnam os líderes e declarem:

Portanto, eu declaro hoje que estou inocente do sangue de todos. Pois não deixei de proclamar a vocês toda a vontade de Deus. Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos. Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas. "Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.(Atos 20.26-32)

Quem somos nós, para discordarmos dessas palavras inspiradas pelo Espírito Santo da verdade? Jesus comprou a Sua igreja com precioso sangue, e Ele requer de cada um de nós que façamos assim como fizeram os profetas, os apóstolos, e demais discípulos: defenderam a palavra e alertaram aos incautos, sobre os que torcem a verdade em mentiras.


A frase precisa ser mudada: Denunciem os falsos mestres, Deus falará em sua boca!
Share on Google Plus

About Livros Cristãos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: