.

.

Seja um semeador eficaz


‘‘Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.’’ Mateus 13:23
-----
A parábola do semeador é narrada em três dos quatro evangelhos, Mateus 13:1-23, Marcos 4:1-20 e Lucas 8:4-15, e há algumas coisas em comum nelas: havia grande multidão para ouvir, tipos de solos, a dúvida e a explicação em particular aos discípulos, e os significados de cada tipo de solo. O que quero chamar a atenção é sobre o significado da semente que também tem a mesma explicação nos três evangelhos. A semente é a Palavra de Deus.
-----
Entendo que a preocupação de Jesus era a de transmitir aos seus ouvintes, principalmente aos seus discípulos, que o foco do nosso trabalho não deveria ser nos resultados da semeadura. Mas sim em semear, transmitir a Palavra de Deus, independente do tipo de solo em que pudesse cair. Pois a que cair em solo favorável trará seus devidos frutos (a cem, a sessenta e a trinta por um).
-----
Aqueles que estão junto ao caminho, ouvem, mas não entendem, pois o diabo lhes rouba o entendimento e não creem. Já tive casos assim, onde evangelizava a pessoa e ela simplesmente disse que não conseguia entender, por mais que eu tentasse esclarecer.
-----
Os do solo rochoso a princípio vêm com muito entusiasmo e acreditamos que está sendo uma grande aquisição para o Reino, mas de repente tudo desaba. Quantos começam a participar entusiasmadamente e, de repente, por causa de alguma pequena coisa, deixam a igreja e o caminho de Deus de lado.
-----
A que caiu entre espinhos também não vigora como deveria para uma planta normal, é sufocada por outros interesses, que são mais importantes, e desta forma não frutificam. Estas pessoas, apesar de terem oportunidade de ouvirem a Palavra, apresentarem até certo crescimento, não dão fruto, pois têm coisas que para eles são de maior importância. 
-----
Algo que me parece interessante nesta parábola, é que Jesus não dá indícios que deveríamos nos preocupar em juntar as sementes do caminho para não perdê-las, não recomenda arrancar as pedras do solo para que a planta possa enraizar melhor, e nem que deveríamos extrair os espinhos para não sufocar as plantas para que elas tenham a oportunidade de crescer e frutificar. 
-----
A semente, a Palavra de Deus, que cai em boa terra, facilmente cresce e frutifica. Isso acaba acontecendo de forma natural, pois se o solo onde cai a semente é adequado, ela produz espontaneamente.
-----
Por isso temos a tarefa de semear, mas semear a Palavra de Deus. A semente deve ser adequada, independente do solo onde ela poderá cair. A nossa responsabilidade é a de anunciar as Boas Novas que a Palavra nos ensina. Os resultados desta semeadura já não são de nossa competência, apesar de nos alegrarmos quando percebemos frutificarem as nossas semeaduras. Isso nos anima a continuarmos. Mas o ‘insucesso’ da nossa semeadura não deve fazer-nos parar de semear. Com certeza alguma semente cairá em solo bom que trará o seu fruto, a cem, a sessenta e a trinta por um. 
-----
Lembre-se:

Continue semeando a Palavra, pois com certeza sementes cairão em solo bom.
Share on Google Plus

About Livros Cristãos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: