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ERAM OS FALSOS MESTRES CITADOS POR PEDRO REGENERADOS?

ERAM OS FALSOS MESTRES CITADOS POR PEDRO REGENERADOS?


Por: Lindel Alves
No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição (2 Pedro 2.1 )

εγενοντο δε και ψευδοπροφηται εν τω λαω ως και εν υμιν εσονται ψευδοδιδασκαλοι οιτινες παρεισαξουσιν αιρεσεις απωλειας και τον αγορασαντα αυτους δεσποτην αρνουμενοι επαγοντες εαυτοις ταχινην απωλειαν

Os calvinistas veemente afirmam que não, pois se trata de pessoas que apenas frequentavam a igreja, mais na verdade nunca foram salvas, com o objetivo de ser breve e direto, quero deixar que a Bíblia responda acerca dessa questão, convido a você para continuar lendo;


Pedro relata que eles abandonaram o caminho reto:
verso 15. Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram, seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o salário da injustiça, ora só abandona a esposa, os filhos quem de fato tem, logo, para eles abandonarem o caminho, de fato eles estavam no caminho.

Pedro diz que eles escaparam das contaminações do mundo:

verso 20. Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.


Lucas Banzolli vai chamar a atenção dizendo:

Mas note que essas pessoas já tinham escapado das contaminações do mundo (2Pe.2:20), e através de Jesus Cristo. Isso obviamente significa que elas já tinham passado pelo estágio da regeneração e estavam em processo de santificação. Se elas já tinham escapado da contaminação do mundo, é porque não estavam mais contaminadas nem estavam mais no mundo. Se não estavam mais contaminadas então estavam santificadas, e se não estavam mais no mundo então estavam em Cristo.


De outra forma, teríamos que sustentar que pessoas não-eleitas e não-regeneradas podem mesmo assim escapar das contaminações do mundo de alguma forma, o que afundaria todo o conceito de depravação total (que inclui a contaminação da carne e o apego ao mundo), que é crido tanto por calvinistas como por arminianos.


É somente pela regeneração que o homem que estava completamente depravado e afundado no pecado pode “escapar das contaminações do mundo por meio de Jesus Cristo”, e, se é assim, segue-se logicamente que aquelas pessoas já tinham obtido a regeneração e, consequentemente, estavam salvas, naquele momento.


No verso 21 Pedro diz: Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido, Esse conhecer não implica em conhecimento teórico apenas e sim relacional, ou seja, a verdade é que Eles foram regenerados e agora voltaram as costas, para entender melhor acredito que o verso 22, será de grande ajuda.

Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama".


Os calvinistas lutam contra a clareza desse texto e para representar o pensamento calvinista, como representante apresento R. C. Sproul onde ele diz:


“Pedro também fala da porca lavada voltando a revolver-se no lamaçal e do cão que volta a seu vômito, comparando-os a pessoas que se desviaram depois de serem instruídas no caminho da justiça. Há falsos convertidos cujas naturezas nunca foram mudadas (2 Pe.2.22)”[1]
**[1] SPROUL, Robert Charles. Eleitos de Deus. Editora Cultura Cristã: 1998, p. 135.

Porém para refutar esse pensamento evoco mais uma vez o Lucas Banzolli, Como vemos, ele afirma que aquelas pessoas nunca foram regeneradas. Mas, se elas não foram regeneradas, como haviam escapado das contaminações do mundo? E como haviam sido lavadas? Deus lava sem regenerar? Ele tira do mundo sem trazer para Cristo? Ele santifica quem ele não salva? Sproul apenas afirma que aqueles “porcos” continuavam sendo “porcos”, o que não resolve em nada a questão.


Era óbvio que porcos continuariam sendo porcos, da mesma forma que pessoas continuam sendo pessoas, estando elas no pecado ou não. O que determina se aquelas pessoas foram regeneradas não é por continuar possuindo a mesma natureza, que é impossível que se mude, e sim se essa natureza foi purificada do pecado ou não.


Todos nós somos homens pecadores que continuaremos sendo homens pecadores estando regenerados ou não. O que muda no homem regenerado é que ele é limpo destes pecados ao invés de continuar vivendo neles. Pedro nos diz que aqueles porcos foram limpos, que é uma figura do homem que é purificado do pecado. O fato de a porca ter voltado à lama só prova que é possível um regenerado voltar a viver no pecado, e não que ele nunca foi regenerado!

Da mesma forma que uma porca lavada pode voltar à lama, um homem regenerado pode voltar ao pecado. Era isso o que estava sendo ensinado ali. Presumir que a porca teria que mudar sua natureza e se tornar outro animal na analogia de Pedro é algo completamente ridículo. O que determina é o estado da porca e não o fato dela ser uma porca, da mesma forma que o que determina a salvação do homem é o estado do homem (de regenerado ou não-regenerado), e não o fato dele ser um homem!

Apresento contra o pensamento dos calvinistas e de Sproul, o argumento gramatical chamado NOMINATIVO EM EXPRESSÕES PROVERBIAIS.

Onde deixa claro que não temos uma sintaxe compacta ou elíptica que significa UMA VEZ LADRÃO, SEMPRE LADRÃO, ou na melhor das hipóteses que nunca foram regenerados, na verdade se trata de uma sintaxe incomum fragmentada que tem se transformada em uma parte fixa da herança literária, ou seja realmente a citação da primeira linha de Provérbios 26.11, que está corroborando com o pensamento de Lucas Banzolli e totalmente contra o pensamento de Sproul, deixa claro que eles de fato foram regenerados.

CONCLUSÃO


com essas provas textuais, contextuais e gramatical, fica evidente que esses falsos mestres foram regenerados e que se Apostataram da fé.
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