Joel.2:
28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
A Palavra CARNE no hebraico é: בשר basar e significa;
1) carne
1a) referindo-se ao corpo
1a1) de seres humanos
1a2) de animais
1b) o próprio corpo
1c) órgão sexual masculino (eufemismo)
1d) parentesco, relações familiares
1e) carne como algo frágil ou errante (homem em oposição a Deus)
1f) todos os seres viventes
1g) animais
1h) humanidade
Portanto dentro do contexto o significa de HUMANIDADE é o mais correto, juntamente com SERES HUMANOS,
Logo Moody fez o seguinte comentário:Toda a carne. Não os animais, mas toda a humanidade, profetizará, sonhará, terá visões. Nesta futura manifestação do Espírito, nenhuma distinção será feita com base em sexo, idade ou posição; mas ela será feita nos diferentes métodos pelos quais a revelação for recebida e o dom profético exercido. Isto é, seus filhos, filhas, pessoas idosas e jovens receberão o Espírito do Senhor com todos seus variados dons. Profetizarão. Virão a ser "órgãos da revelação divina" diante de todas as nações!
Atos 2.
17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; 18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; 19 E farei aparecer prodígios em cima, no céu; e sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. 20 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; 21 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
A palavra em Grego traduzida em Português para Carne é: σαρξ sarx e significa:
1) carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais
2) corpo
2a) corpo de uma pessoa
2b) usado da origem natural ou física, geração ou afinidade
2b1) nascido por geração natural
2c) natureza sensual do homem, “a natureza animal”
2c1) sem nenhuma sugestão de depravação
2c2) natureza animal com desejo ardente que incita a pecar
2c3) natureza física das pessoas, sujeita ao sofrimento
3) criatura viva (por possuir um corpo de carne), seja ser humano ou animal
4) a carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus
Portanto, como acontece em Joel 2.28, temos uma referência a toda humanidade, até por que não estava apenas se referindo ao povo judeu, devido ao texto dizer, TODA A CARNE, e esse toda vem do grego: πας pas
que inclue todas as formas de declinação; e significa:
1) individualmente
1a) cada, todo, algum, tudo, o todo, qualquer um, todas as coisas, qualquer coisa
2) coletivamente
2a) algo de todos os tipos
Seguindo a frente no raciocínio, gosto da forma de tradução da NVI; Atos 2.17 ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. .
A NTLH Atos 2.17 “É isto o que eu vou fazer nos últimos dias—diz Deus—: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas
uma vez que entendemos que a promessa é o derramamento do Espírito Santo sobre todos a humanidade\povos\ todas as pessoas, precisamos resolver uma problemática, ou seja sabemos que o Espírito Santo não habita em todas as pessoas, podemos entender que ele está a disposição para que em quem ele não habita, isso possa ocorrer.
Aqui onde entra A Graça preveniente, só isso que eu falei já demonstra que a graça é resistida e universal, sendo o oposto da graça irresistível e restrita, seguindo; Se o Espírito Santo é derramado sobre toda a humanidade e nem todas as pessoas tem o Espírito Santo, logo; temos o texto sendo objetivo em mostrar tanto a ação interna e externa do Espírito Santo na vida das pessoas, corroborando com o que disse Jesus.
João 16.
8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. 9 Do pecado, porque os homens não creem em mim; 10 da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
Moody mais uma vez comenta:
João 16.
8. Convencerá o mundo. Convencer e condenar. O Espírito tinha de vir primeiro para os discípulos (veja final do v. 7), e através deles assumiria a tarefa de convencer os homens. Num certo sentido este ministério está em correlação com a atividade de perseguição do mundo. O mundo poderá dar a impressão de fazer incursões na Igreja, mas já um contra-ataque na obra do Espírito, com o intuito não de ferir mas de converter, ou de pelo menos convencer. O Espírito, operando através dos apóstolos, produziu convicção do pecado na própria cidade onde Jesus fora condenado à morte (Atos 2:37).
9. Do pecado. Tendo o pecado do mundo se colocado em evidência na rejeição de Jesus, quando deveria ter havido aceitação, o Espírito faz disso um ponto importante. Na sua cegueira os homens chamaram Jesus de pecador na hora em que o próprio pecado deles levava-os a condená-lo à morte.
10. Da justiça. O próprio fato de que Cristo podia resolver o problema do pecado da humanidade através de Sua morte redentora revelou Sua perfeita justiça. De outro modo Ele precisaria de um Salvador para Si mesmo. O Pai é o verdadeiro juiz da justiça. Sua prontidão em aceitar o Filho de volta na glória é a prova de que não o achou em falta (Rm. 1:4; 4:25; I Tm. 3:16).
11. Do juízo. Quando aqueles que crucificaram Jesus viram que Deus não interferiu, imaginaram que o juízo de Deus fora pronunciado sobre Ele. Na verdade, outro estava sendo julgado ali, o próprio Satanás, o príncipe deste mundo. Satanás governa através do pecado e morte. O triunfo de Cristo sobre o pecado na cruz e sobre a morte na Ressurreição proclamou o fato que Satanás fora julgado. A execução final do julgamento é apenas uma questão de tempo. A esta altura o pensamento afasta-se do mundo. Surge a obra do Espírito em benefício dos crentes.
A Graça preveniente para Armínio uma pessoa, o próprio Espírito Santo e para Wesley é a ação de Deus, é a intervenção divina, Logo; podemos entender fazendo uma ponto que na Teologia Arminiana, A graça preveniente é uma ação divina por meio do Espírito Santo, onde Deus intervém capacitando a superar os Aspectos Negativos do pecado o bastante que possamos ser libertos e capazes de Responder à oferta da salvação, A graça preveniente não subjuga o nosso livre-arbítrio liberto, ela é quem nos chama, ilumina e convida -nos a Cristo.
Deus intervem, restaurando o suficiente as nossas faculdades para que possamos responder livremente a oferta da salvação.
Como disse Moody: O Espírito tinha de vir primeiro para os discípulos (veja final do v. 7), e através deles assumiria a tarefa de convencer os homens.
Para concluir, deixo claro o significado dos termos interno e externo, o Espírito Santo no sentido externo, é doado ao mundo para convencer a humanidade caída, e no sentido interno se entendermos que o Espírito Santo era concedido principalmente a pessoas que ocupavam posições oficiais na teocracia de Israel, reis, sacerdotes e profetas. A nova missão do Espírito Santo era repousar sobre toda a carne, isto é, sobre todo o povo de Deus e não somente sobre os líderes oficiais.
E vemos claramente essas ações internas e externas do Espírito Santo nas páginas Neotestamentária, a ação externa ou seja seu convite, seu chamado, sua iluminação e convite, que é o interesse da nossa análise, podemos ler em: Atos 7.51 "Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo.
Estêvão acusou aqueles que adoravam no Templo de serem duros e incircuncisos de coração e de ouvidos, de resistirem ao Espírito Santo, e de traírem e matarem o Justo, seguindo assim o exemplo de seus rebeldes antepassados, Cremos que a graça preveniente é oferecida a todos, intensificada na pregação do evangelho e que pode ser resistida assim, como fizeram esses judeus.
Graça, paz e Liberdade em Cristo Jesus a vós outros.
0 comentários:
Postar um comentário