.

.

DÍZIMO UMA VERDADE SOB ATAQUE! completo.

Esse mesmo estudo, é uma resposta de um debate que participei na internet em special no spacecristao.com, você pode acompanhar é só criar uma conta e acompanhar.
 criado e postado por Lindeilson Alves.
textos: MALAQUIAS 3.10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes;  E  MATEUS 23.23  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
INTRODUÇÃO:
Existe sim mitos e heresias sobre o Dízimo, que me levam a questionar se realmente o Dízimo é uma prática necessária para a Igreja de Cristo, que me revolta, que mas as vezes querer negar essa tão abençoadora prática, o dízimo não é mito, o dízimo não é heresia, mito e heresia é o que dizem pelos que o defendem e os que atacam, o dízimo é uma verdade bíblica bem colocada no velho testamento e que aparece no novo testamento como um referencial do velho testamento, eu criei o debate com o tema: o que você acha, se o cristão não devolver o dízimo ele perde a salvação?aproveite e leia as respostas que eu coloquei, página 5.  e descobrir que os dois lados, tanto quem defende como quem apoia tem argumentos contraditórios e poucos convincentes, que fogem da realidade apresentada pela bíblia em uma visão geral, os argumentos apresentados aqui não são para te fazer dar o dízimo, pois é uma contribuição voluntária e muito menos fazer você mudar de opinião, e sim esclarecer que  o dízimo estar presente no novo testamento, pegue a sua bíblia e um papel e caneta pois poderá precisar fazer algumas anotações, e vai ter paciência pois é longo esse estudo, alguns pensaram que eu não sabia o que estava fazendo ou não tinha argumentos, veja abaixo se isso é para menino.
1°- O QUE É O DÍZIMO?
 A palavra HEBRAICA  para DÍZIMO É ( ma`aser) e significa literalmente a "décima parte"! Bíblia de estudo pentecostal, página 1375.
2°- DÍZIMO E SUAS APLICAÇÕES NA LEI.
 A Bíblia fala de três modalidades de dízimos: 
é justamente aqui onde os opositores do dízimo erram e entram em contradição, eles misturam tudo e não sabem diferenciar qual o tipo de Dízimo eles se referem, e geram uma confusão na mente deles e depois na do povo, veja abaixo:
VICENTE SANTALUCIA O Dizimo instituído pelo Senhor no antigo pacto ou velho testamento foi concebido com o proposito de provar a fé de israel, e era oferecido ao Senhor todo ano a fim de que houvesse provisão para sacerdotes e levitas pois eles dependiam da obra.Podemos ver em Deuteronômio 14:26 em diante que Deus nunca instituiu dízimos em dinheiro.
Por isso A hipocrisia de algumas igrejas que acreditam que só podem crescer e encher seu cofres cobrando dizimo e enganado o povo com falsos tributos, Deus não precisa de devolução de valores, ele precisa de que o adoremos em espirito em verdade e fujamos do pecado.Quem precisa do dinheiro dos fieis é a igreja como instituição .. Por isso tem tanto crente dizimista fiel a mais de 20 anos e não alcança vitoria financeira, ora se o dizimo como dizem repreende o devorador, por que isso acontece? tem algo que noa bate né?
o Irmão ele faz referência a dois tipos de dízimo, com se fosse um, portanto a lei fala de três tipos de dízimo, precisamos separar isso, essa a baixo fica mais claro, que ele não soube dividir.
VICENTE SANTALUCIA AMADO GOSTARIA QUE O IRMÃO ME EXPLICASSE PORQUE SE APEGA EM MALAQUIAS 3:10 E NÃO EM DEUTERONÔMIO 14: 22 AO 29 SERÁ QUE O HOMEM ESTA SENDO CORRETO NA ADMINISTRAÇÃO DAS COISAS DO SENHOR?
Minha resposta: nós temos aí dois tipos de dízimo diferentes. acompanhe o estudo abaixo.
 Primeiro Dízimo -  Ministerial (Sacerdotal):
 Destinado exclusivamente ao sustento dos levitas e sacerdotes. 10% da melhor parte, o dízimo dos dízimos era repassado pelos levitas, aos sacerdotes (Lv 27:30-34; Nm 18:20-32; Ne 10:39; 12:44; 13:10,11; 2Cr 31:4-6; Nm 18:29, 11-14)
 a) Quem poderia usá-lo? Os levitas, que repassavam aos sacerdotes, o dízimo dos dízimos (Nm 18:24;  2Cr 31:4-6).
b) Onde seria usado? Em todo o lugar, onde eles viviam (Nm 18:31).
c) Poderia ser resgatado? Sim:  (Lv 27:30, 31)
d) Teria multa no resgate? Sim: (Lv 27:30, 31).
e) Podia ser comido pelo doador? Não
f) Passou para a Nova Aliança? Sim: (Mt 23:23; Hb 7:1-21; Lc 18:12).
 Segundo Dízimo - para as Festas:
 Era usado para as despesas pessoais dos levitas, nas festas anuais onde Deus determinava e, mais tarde, em Jerusalém (Dt 12:5-19; 14:22-29).
 a) Quem poderia usá-lo? Os israelitas, seus servos e os levitas      (Dt 12:12, 18, 19; 14:27)
b) Onde seria usado? No lugar escolhido por Deus para a realização das festas anuais, posteriormente estabelecido em Jerusalém (Dt 12:5,7,11,12, 17; 14:23).
c) Poderia ser resgatado? Sim (Lv 27:30, 31).
d) Teria multa no resgate? Sim (Lv 27:30, 31).
e) Podia ser comido pelo doador? Não
f) Passou para a Nova Aliança? Sim (Mt 23:23; Hb 7:1-21; Lc 18:12).
 Terceiro Dízimo -  Trienal:
Também conhecido como “dízimo dos pobres”, era destinado para fins sociais; era separado a cada três anos e entregue aos pobres da terra de Israel.
 a) Quem poderia usá-lo? Os pobres da terra, os orfãos e as viúvas (Dt 14:29; 26:12).
b) Onde seria usado? Era distribuído pelo israelita, na sua própria cidade (Dt 26:12).
c) Poderia ser resgatado? Não
d) Teria multa no resgate? -
e) Podia ser comido pelo doador? Não. Ele confessava que não lançou mão nem fez uso deste dízimo (Dt 26:13-15).
f) Passou para a Nova Aliança? Sim. Sugestão:  Separarmos o equivalente a um terço de nosso dízimo regular para assistência social aos santos?
 O dízimo é uma medida justa criada por Deus, para sustentar Sua causa e para atender a determinados fins. Não é opcional e não pode ser administrado conforme o interesse do israelita. Não cabe ao doador questionar sua aplicação sacerdotal ou querer interferir na sua aplicação. O Dízimo Ministerial deve ser devolvido à Casa do Tesouro ou onde o Ministério determinar. Todos os que têm rendimentos, independente do valor, devem devolver os dízimos. Todos os dízimos ministeriais e os bens patrimoniais pertencem a TODOS os membros.
 Ofertas: Também fazem parte da Lei e da Graça, A generosidade do fiel não se mede pelo dízimo, que é um ensino praticado no novo Testamento.  A Nova Aliança inclui o sacerdócio de Melquisedeque, portanto, segue vigorando o dízimo!
As fotos e argumentos abaixo, não é para ridicularizar ninguém, mas para entendermos o assunto.
 3°ARGUMENTOS USADOS PARA ATACAR O DÍZIMO:
O DÍZIMO FAZ PARTE DA LEI E A LEI FOI ABOLIDA.
Mais eu não sou contra o sustento da igreja isso quero deixar bem claro.
Apenas afirmo que o Dízimo faz parte da Lei Mosaica e se faz parte da Lei ou cumpre tudo ou não cumpre nenhuma.
 O pagamento do dízimo foi ordenado pela lei do Antigo Testamento, e tinha caráter de caridade, pois a sua principal finalidade era suprir as necessidades dos Levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida, e também dos estrangeiros, órfãos e viúvas.
 PAULO EM SEUS ENSINOS OU EPÍSTOLAS NÃO FALOU DOS DÍZIMOS.
 Urbano Henrique da Silva DISSE: vamos ter que cumprir cada item da lei, pois se um "y" da lei não for cumprido toda a lei é transgredida. pergunto eu, querem dizer que o dizimo é lei para a igreja do senhor então pergunto: por que Paulo em suas revelações divinas não ensinou a igreja através das cartas sobre o dizimo e sim sobre ofertas voluntárias para o socorro dos santos. por que se  é pra obedecer a lei vamos começar então fazendo um sacrifício de animal pelos nossos pecados ou mandando um bode pro deserto quem sabe? e não vamos nos esquecer que é olho por olho e dente por dente.
 MINHA RESPOSTA:
A LEI ELA NÃO FOI ABOLIDA, DESTRUÍDA E NEM ESTAR FORA DE USO, ELA FOI CUMPRIDA POR CRISTO JESUS,veja em Mateus 5. 17 ao 19 -JESUS VEIO CUMPRIR A LEI
 17.Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Jesus veio cumprir a Lei, existe algumas formas de interpretar esses textos, mais vou usar duas que tem haver com o estudo em questão.
a)-Jesus veio cumprir a Lei, ou seja ele veio para que tudo o que estava escrito a respeito dele, nele se cumprisse, Lucas 24.24 ao 27-E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.
25 E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
26 Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
b) Jesus veio cumprir a Lei, porque ele veio fazer o que a Lei ensinava, Romanos 10.4 e 5- 
4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas, Jesus foi o verdadeiro cumpridor da Lei, Gl 4.4,5 e tornou-se o fim dela Rm 10.4, a Lei já passou e agora é cristo, Hb 1.1, a grande dificuldade de alguns é justamente entender esse ponto acima que falei, então como entender, quando o novo testamento fala de lei, refere-se aos cinco livros de Moisés que são os cinco primeiros livros da Bíblia e não só aos dez mandamentos, como o irmão abaixo acredita.
Jucielde Bezerra Pereira disse: A Lei são os mandamentos que pelo que eu saiba são dez, e o dizimo não está nele ou está? Êxodo 20. 1 a 17.
Minha resposta: na verdade o irmão não sabe o que sabe, pois diz que a lei era os dez mandamentos e agora diz isso:  Jucielde Bezerra Pereira certo a Lei para os Israelitas não são só os dez mandamentos, isso eu sei.
eu pergunto sabe ou não sabe afinal e tem mais essa aqui: Jucielde Bezerra Pereira disse: 
Mais eu não sou contra o sustento da igreja isso quero deixar bem claro.
Apenas afirmo que o Dízimo faz parte da Lei Mosaica e se faz parte da Lei ou cumpre tudo ou não cumpre nenhuma, aqui ele defende o dízimo como parte da lei e veja agora essa:  Jucielde Bezerra Pereira em 29 outubro 2012 at 8:37 Em resumo da questão: o Dizimo não faz parte da Lei e pronto.
eu já estou é quase ficando doido, ele diz uma coisa e depois diz outra, afinal é ou o dízimo parte da lei, então voltemos a lei não foi abolida e sim cumprida,  a lei é composta por mais de 613 mandamentos e desses 613 mandamentos podemos dividir em mandamentos positivos e mandamentos negativos e deixo claro  lei não se dividi em civil, moral ou cerimonial, não existe base bíblica para isso.
MANDAMENTOS POSITIVOS SÃO AQUELE QUE SE REFEREM A PROIBIÇÕES, A NÃO FAZER ALGO êx 20.3,4.
MANDAMENTOS POSITIVOS SÃO AQUELES QUE SE REFEREM A FAZER ALGO dt 10. 12,13
esses mandamentos estão espalhados dentro dos cinco livros de Moisés e conforme o irmão  Jucielde Bezerra Pereira me perguntou;
certo a Lei para os Israelitas não são só os dez mandamentos, isso eu sei.
Mais essa lei de 613 mandamentos é pra nós igreja? ou só apenas os 10?
Estou aqui para aprender, e em momento alguma fui antiético e mal educado como vc disse acima.
Já que o Dízimo é pra igreja hoje, então o que fazer com esses 613 mandamentos, vamos cumprir? ou só o dízimo?
minha resposta: Dentre esses 613 mandamentos, divididos em negativos e positivos podemos dividi-los em cumpríveis e não cumpríveis para a igreja, pois o que mudou foi a aliança e toda aliança exige mandamentos, veja o que o apóstolo Paulo disse em atos 24.14 -Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas, Paulo servia a Cristo, Crendo em tudo o que diz a lei e os profetas, isso é Paulo que diz, portanto dos mandamentos que a Igreja continua cumprindo são aqueles que aparece no novo testamento ex: Lv 17.11 e atos 15.20, Lv 19.14,16-18,31. acrescente mais nos seus estudos.
os mandamentos que a Igreja não precisa cumprir temos por exemplo os de derramamento de sangue pois já foram cumpridos em cristo, Lv 16.17,21 e Hb 7.12, então nós fazendo o sacrifício, não mais como o velho testamento pedia e sim em cristo, quem não crer em cristo fica em falta com esses mandamentos, a lei do velho testamento dizia em Mt 5.18 e 19-   Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus, a terra e os céus não se passaram ainda, a lei do novo testamento, a lei em cristo é entendida assim, Mt 5.21 ao 48.
21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
·DO ADULTÉRIO
27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
·DO AMOR AO PRÓXIMO
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
a lei do velho testamento apresentava uma forma de ensino e Jesus apresenta outra com referência na lei, quando ele diz, ouviste o que foi dito refece aos mandamentos da lei do velho testamento e quando ele diz Eu porém vos digo, referece a que as Exigências espirituais da lei de Deus se cumpra na vida dos seus seguidores Rm 3.31;8.4.
a fé em cristo é o ponto de partida para cumprimento da lei em cristo eu sou cumpridor da lei, mediante a fé em cristo, o crente pela graça de Deus Rm 5.21 e pelo Espírito santo que nele habita Gl 3.5,14;Rm 8.13, recebe o impulso interior e o poder para cumprir a lei de Deus Rm 16.25;Hb 10.16, nós cumprimos lei quando andamos segundo o Espírito, Rm 8.1,4-14.
4°-O DÍZIMO NA NOVA ALIANÇA.
1 CORÍNTIOS 9. 9-10,13-14 E 1 TIMÓTEO 5. 17-18, PRECISAMOS ENTENDER O SEGUINTE, A FORMA DE SUSTENTO DO SACERDÓCIO NA ANTIGA ALIANÇA ERA ATRAVÉS DOS DÍZIMOS E OFERTAS, ENTÃO PAULO ELE USA TEXTOS DO ANTIGO TESTAMENTO PARA ENSINAR QUE  OS OBREIROS E PASTORES  QUE VIVEM DO EVANGELHO DEVE SER MANTIDO PELA IGREJA, MAS DE QUE FORMA A IGREJA VAI SUSTENTAR ESSES OBREIROS E PASTORES? 
I CORÍNTIOS 9.9-10;13-14.
9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
10 Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. E EM I TIMÓTEO 5.17-18 DIZ: 
17 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
Se o obreiro é digno do seu salário de que forma ele deve ser pago? paulo ele faz uma referência há forma de sustento do obreiro do v.t que era sustentado pelo dízimo e oferta, e aqui ele aplica, faz uma referência sem citar nomes nem de ofertas e nem de dízimos é uma comparação, se analisarmos que a forma do obreiro do v.t ser sustentado era através dos dízimos e ofertas, então aqui de forma como referência aparece o dízimo e a oferta, 
5°- O QUE O NOVO TESTAMENTO APRESENTA SOBRE O DÍZIMO E OFERTA?
O NOVO TESTAMENTO apresenta princípios que todo cristão deve observar, é verdade que no novo testamento não existe um mandamento direto que mande o crente a dar seu dízimo, mas não significa que o novo testamento estar em silêncio sobre isso, a primeira coisa que aparece é:
  1. todo cristão deve colaborar  e dar suas finanças para  a igreja, isso estar claro.
  2. contribuir conforme a nossa prosperidade, 1 co 16.1,2
  3. contribuir segundo o que tiver proposto no coração, 2 co 9.7
  4. ofertas feita como sacrifícios agradáveis a Deus, Fp 4. 17-17
contribuição proporcional 2 co 9.6             então nós aprendemos que no novo testamento todo crente deve dar  com frequência, generosidade, proporcionalmente, conforme o que ganha; como sacrifício e segundo o que tiver proposto no coração, então nós estamos falando de quê?  dos dízimos é claro, pois o dízimo é uma oferta e uma  contribuição proporcional com frequência e generosamente.
EM MATEUS 23.23, JESUS FEZ UMA REFERÊNCIA AO DÍZIMO, ELE DEIXOU CLARO EM POUCAS PALAVRAS O QUE PENSA SOBRE O ASSUNTO, O QUE JESUS FALOU FOI SUFICIENTE PARA ENTENDER QUAL A POSIÇÃO DE JESUS EM RELAÇÃO AO DÍZIMO, ALGUNS ACREDITAM QUE POR NÃO APARECER O NOME DÍZIMO NAS EPÍSTOLAS DE PAULO ELE NÃO SE REFERIU AO ASSUNTO, SE FOSSEMOS LEVAR POR ESSA LINHA DE RACIOCÍNIO ENTÃO NÃO ACREDITARÍAMOS NA TRINDADE, POIS NÃO APARECE O NOME TRINDADE NA BÍBLIA, POIS ESSA É UMA DOUTRINA PRESENTE NA BÍBLIA, FATO DE NÃO HAVER UM MANDAMENTO DIRETO ISSO NÃO QUER DIZER QUE NÃO POSSO DEVOLVER MEUS DÍZIMOS, SE NÃO TEM UM MANDAMENTO DIRETO QUE ME ENSINE A DAR, TAMBÉM NÃO TENHO NENHUM MANDAMENTO DIRETO QUE ME PROÍBA DE FAZER, O QUE EXISTE NA REALIDADE SÃO PRINCÍPIOS BEM CLARO QUE NÃO É ERRADO A IGREJA PEDIR O DÍZIMO DOS FIÉIS.
7°- COMO O DÍZIMO APARECEU NO NOVO TESTAMENTO?
Amados, esse assunto não foi prioridade nas epístolas de Paulo, Pedro e João nem nos ensinos de Cristo, visto que viviam em uma época onde povo judeu, já fazia esses atos, Jesus reprendeu os fariseus por não fazerem o mais importantes da lei, como o amor, o juízo e a misericórdia, eles davam os dízimos mais esqueceu desse detalhe, Jesus ensina sobre prioridades e sobre alguns princípios que são mais importantes na vida cristã, hoje muitos são dizimistas, mais são roubadores, mentirosos, compram e não pagam, gastam mais do que deve, não perdoam a ninguém, negam-se a mudar seu estilo ou comportamento, a repreensão continua para nós caso agirmos assim, ser dizimista não é garantia de riqueza, para isso existe outros princípios, ser dizimista não é garantia de não passar por dificuldades, pois só devolve o dízimo quem já recebeu de Deus, primeiro recebe e depois devolve.
então com a conversão dos gentios e entradas deles na igreja composta por judeus convertidos, veja a igreja composta de judeus não iria haver como não houve problema em pedir os dízimos e a igreja de Cristo composta por gentios, como fariam eles, que referência teriam eles para nelas se apoiarem? simples na lei e claro precisariam saber o que Jesus falou sobre o assunto. atos 24.14 e mateus 23.23, então amados o dízimo foi trazido para a igreja como uma observação, como um referencial, como uma tradição que sempre funcionou, agora fica claro que o que mudou foi a forma  de se dar com as contribuições, cada igreja tem a sua forma, tem igrejas que chamam de dízimo e outras não, um bom exemplo do que estou falando é a igreja primitiva a forma adotada por eles, foi dos crentes darem tudo, isso mesmo tudo, atos 4. 32-37 e 5.1-4.
a forma do novo testamento tem os mesmos princípios do velho testamento, uma coisa que funcionou no sustento do templo e do sacerdócio, foi trazida para o novo, eles se basearam em que esta foi uma fora dada por Deus a israel, ml 3.10 e que concerteza não haveria mal algum em usar na igreja, o que mudou foi a forma de contribuir, os exemplos abaixo esclarecem melhor, algumas igrejas na Europa contribuem com 5% do valor e não 10% como no brasil o motivo, é tanto dinheiro que se fossem os 10% não saberiam o que fazer com tanto dinheiro, existe outras que dividem o gasto anual com as famílias, cada família é responsável de dar tanto, aqui no brasil temos igrejas que pedem e ensinam o dízimo com os 10% e não estão erradas, como uma instituição ela pode ensinar e é claro de forma voluntária, tem também a congregação cristã que não pede os 10%, mas ela resolveu pedir:
  1. Oferta de Piedade:, é uma contribuição para os pobres da CCB.

2. Oferta para Compra de Terrenos: aquisições de propriedades.

3. Oferta para Fins de Viagem: destina-se ao custo das viagens dos anciãos.

4. Oferta para Conservação de Prédios: Trata-se de contribuição para reformas de prédios e afins.

5. Oferta de Votos: Quando alguém testemunha em resultado de uma bênção recebida, dá a sua contribuição. Tudo é colocado na mão do porteiro, logo na entrada da casa de oração, onde os envelopes indicam o destino que se deve dar ao dinheiro. 
cada igreja e instituição deve administrar a sua forma o que não podemos aceitar é o fato de uma criticar as outras, pois todas precisam de finanças, portanto o dízimo é uma lei sim do novo testamento, não como a lei do velho testamento, é a lei eterna de Melquisedeque. Hebreus 7.1-28.
conclusão
se pela lei do velho testamento eu não posso dar, posso pela lei eterna, Melquisedeque é uma figura de Cristo, e Abraão deu o dízimo a ele, sem precisar de uma lei que me ensine a fazer isso, a igreja deve dar seus dízimos sem se preocupar ou querer fazer as coisas só se tiver uma lei, um mandamento direto, aguardem a próxima postagem: 5 ensinos errado em relação ao dízimo.

com amor: Lindeilson Alves

Share on Google Plus

About Ministério Raízes na Palavra

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: